Praça Dom Feliciano 39 sala 1.401 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS - Brasil
rafael . neurocirurgia@gmail.com
(51) 3085.2695
Dr. Rafael Oliveira
Especialista em Neurocirurgia e Cirurgia de Coluna Vertebral
TUMORES CEREBRAIS BENIGNOS
Características
Os tumores cerebrais dividem-se em dois grandes grupos : os malignos e os benignos. Os segundos envolvem neoplasias que não se desenvolvem no interior do cérebro mas sim em sua superfície. Possuem um comportamento menos agressivo por não estarem enraizados. O representante mais comum desse grande grupo é o meningioma. Esse é um tumor mais comum em mulheres e que se desenvolve a partir da meninge, a camada exterior que protege o cérebro. Cito como outros exemplos os adenomas de hipófise, os hemangioblastomas, os neurinomas do acústico e os subependimomas.
Fonte : Frank Netter
Clínica e Diagnóstico
Os sintomas associados aos tumores cerebrais benignos é dor de cabeça, podendo essa estar acompanhada de náuseas e/ou vômitos e até crises convulsivas. O diagnóstico é obtido através de tomografia de crânio ou ressonância de encefálo.
Exame de imagem normal
Exame de imagem anormal
Tipos de tumores cerebrais benignos
1) Meningioma
4) Neuroma do acústico
5) Tumor de Hipófise (Adenoma pituitário)
6) Craniofaringioma
7) Tumores dermóides, epidermóides e cistos neurentéricos
Tratamento
O tratamento geralmente é cirúrgico. Entretanto, muitas vezes, em virtude da localização da neoplasia opta-se por terapia conservadora. Radioterapia e quimioterapia raramente estão indicadas. A excisão cirúrgica completa está associada a altos índices de cura. Se você possui sintomatologia semelhante marque já sua consulta.
Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna
Porto Alegre - RS